Conheça healthtechs que prometem revolucionar a prática da medicina

Inovações na saúde não são coisa do futuro, mas do agora!

As tendências para a saúde e, principalmente, para a prática da medicina são revolucionárias e vão desde impressão 3D até inteligência artificial, como já falamos.

Impressão de órgãos e próteses, robôs inteligentes que ajudam a atender pacientes – e muito mais! -, entre outros, até parecem sonho para um futuro distante… Muito pelo contrário! Muitas health techs inovadoras já existem e estão entrando no mercado, ou melhor, já estão até atuando nele.

Confira abaixo quais são as iniciativas que prometem não só ajudar, mas potencializar a medicina:

IBM Watson

A inteligência artificial não traz só um novo olhar para a medicina, mas também entra como uma forma de ajudar e otimizar o trabalho do médico. Um dos casos mais conhecidos na área é o programa Watson Health, um software de big data, desenvolvido pela IBM. Com o objetivo de armazenar o máximo de informações possíveis não só de estudos da área da saúde, mas como dos dados de pessoas ao redor do mundo, o programa consegue comparar enfermidades similares e, assim, dar diagnósticos mais precisos.

 Robô Laura

Outro exemplo de I.A. é o do Robô Laura, criado pelo brasileiro Jacson Luiz Fressatto. A tecnologia visa analisar e entender a área operacional de uma instituição, podendo aprender qual a melhor forma de ajudá-la no dia-a-dia. Apesar de poder ser utilizado para outras áreas, o Robô foi desenvolvido principalmente para ajudar médicos e hospitais. No caso, ele consegue detectar precocemente casos de Sepse, infecção que mata uma pessoa a cada um minuto e meio. Conheça mais sobre o Robô Laura na matéria que fizemos exclusivamente sobre ela!

Omada Health

Na área de digital health, um serviço que se destaca é o oferecido pela Omada Health, que tem como principal objetivo incentivar os pacientes a terem hábitos saudáveis e, assim, diminuir os riscos deles desenvolverem doenças crônicas. No caso, o cliente da Omada recebe um kit – com balança wireless, pedômetro, fita métrica e mais – para auxiliar no controle diário da saúde. Além disso, ele também tem acesso a um profissional da saúde, que receberá os dados do paciente e com o qual poderá ter contato direto, e a grupos de apoio com outros pacientes que tenham um perfil similar.

 Empatica

A Empatica é uma marca que traz dispositivos em formato de pulseiras voltados especialmente para epilépticos. Essas pulseiras monitoram o sistema nervoso afim de identificar quando o paciente terá uma convulsão, além também de armazenar dados para traçar o comportamento dele.

23andMe

A 23andMe é uma startup focada em precision medicine. Pelo preço de US$ 149, seu DNA é analisado e você é capaz de descobrir mais sobre a sua linhagem e seus ancestrais. Além do preço baixo, a coleta de DNA é simples: é só deixar uma amostra de saliva no kit que chegar pelo correio e enviá-lo novamente para o laboratório. Os resultados são disponibilizados depois de analisados no perfil do usuário no site. Pelos dados é possível descobrir outros parentes espalhados pelo mundo e, inclusive, entrar em contato com eles.

BioArchitects

A startup BioArchitects trabalha com impressão 3D, mas, no caso, de biomodelos, feitos a partir de exames para serem réplicas fiéis dos órgãos dos pacientes. Os biomodelos servem para auxiliar médicos não só em salas de aula (para demonstrar algum procedimento) como também para ajudar e até otimizar cirurgias. Além disso, também imprimem próteses sob medida. Confira um exemplo de como é feito:

publicação original disponível em

conteudo.startse.com.br/startups/isabela/healthtech-startups/

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.