BioModelos em 3D serão usados para simular cirurgias em congresso de cardiologia

A BioArchitects, empresa brasileira de alta tecnologia voltada para a área médica, apresentará, entre 15 e 17 de junho, durante o 38º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), as tecnologias de impressão 3D e realidades virtual e aumentada para o segmento.

O Congresso da Socesp terá como principal assunto a “redução da mortalidade por doenças cardiovasculares”. O encontro tem como objetivo discutir e apresentar o que há de mais inovador sobre o tema.

No primeiro dia do congresso, na quinta-feira, a BioArchitects participará da “sala de tecnologia”, onde serão expostos os BioModelos – réplicas de órgãos, ossos e outras estruturas anatômicas feitas a partir de exames de imagem, como tomografias e ressonâncias.

Felipe Marques, CEO da BioArchitects, ressalta a importância de mostrar para os médicos, hospitais, planos de saúde e faculdades como a tecnologia pode ser utilizada no dia a dia para salvar vidas e, ao mesmo tempo, reduzir custos. “Ao utilizar os nossos BioModelos, os médicos conseguem visualizar com perfeição a patologia específica daquele paciente. Com essa tecnologia que trouxemos para o mercado brasileiro, o planejamento médico se torna mais preciso e o custo de materiais e tempo cirúrgico ficam menores”, destaca.

O grande diferencial da tecnologia 3D para a área da medicina é que os BioModelos produzidos pela BioArchitects são customizados de acordo com cada paciente. Além disso, a tecnologia 3D aplicada às realidades virtual e aumentada também pode ser produzida de maneira personalizada para facilitar o aprendizado do aluno. “Em uma imagem 2D de um livro de medicina, o profissional não consegue ter a percepção exata do osso ou tecido humano com a patologia. Com a tecnologia 3D, ao acessar o material desenvolvido pela nossa empresa, será possível visualizar o real problema do paciente em 360 graus”, enfatiza o CEO.

Durante o congresso, os médicos Luiz Antonio Rivetti, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, e Robinson Poffo, cirurgião cardiologista e coordenador da Cirurgia Cardíaca Institucional do Hospital Israelita Albert Einstein, que já utilizaram a tecnologia da BioArchitects para treinamento e planejamento cirúrgico, realizarão palestras e simulações com os BioModelos.

A apresentação dos médicos consiste na simulação da trajetória do paciente, desde o momento em que ele chega ao hospital até o pós-cirúrgico. A primeira etapa – que inclui o diagnóstico clínico e a obtenção de imagens – será simulada em uma sala de realidade virtual. A segunda etapa – que consiste no planejamento cirúrgico e na cirurgia em si – será por meio da realidade aumentada. Um grande destaque é que os participantes poderão visualizar e testar essas tecnologias durante a apresentação de casos clínicos reais.

Rivetti conta que já testou e eficácia do uso da impressão 3D no dia a dia de trabalho e conclui que “além de reduzir a curva de aprendizado, os BioModelos diminuem o tempo de cirurgia, permitindo que o cirurgião planeje o processo, auxiliando-o na segurança e na eficácia ao realizar os procedimentos”.

Para Ibraim Masciarelli Pinto, cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, as novas tecnologias e estudos que serão apresentados representam uma nova retenção de conhecimento, instituindo novos modelos de aprendizado para toda a indústria médica. “Queremos ensinar as pessoas e isso vai seguramente implicar em um aprendizado mais efetivo e duradouro. Ao mesmo tempo, nós incorporamos esses modelos, porque reconhecemos os talentos existentes no país, que são capazes de criar soluções voltadas às nossas necessidades. Não é uma adaptação dos modelos internacionais, mas sim ferramentas que foram desenvolvidas para o modo como os brasileiros pensam e agem”, enfatiza.

 

publicação original disponível em

portalhospitaisbrasil.com.br/biomodelos-em-3d-serao-usados-para-simular-cirurgias-em-congresso-de-cardiologia/

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.